terça-feira, 5 de junho de 2007

Ovos Nevados



Os doces portugueses estão intimamente ligados à história religiosa desse país. As freiras fabricavam gomas feitas à base de clara de ovo. Assim, sobravam as gemas em quantidades absurdas, aparecendo a necessidade de se fazer algo com elas. Em meio a este cenário nasceram os 'Doces Coventuais'. Os mais tradicionais doces de Portugal são feitos à base de ovos, às vezes só com gemas, em outras são usados, tanto a gema quanto a clara. Seguem alguns nomes de doces portugueses que exemplificam essa relação gastronomia x religiosidade, são eles: 'barriga de freira'; 'toucinho do céu'; 'papos-de-anjo'; 'orelhas-de-bade', entre outros.

OVOS NEVADOS


INGREDIENTES: (rendimento 10 porções)
Farofa de amêndoas
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1 xícara de amêndoas sem pele
Merengue
3/4 xícara de açúcar
6 claras
1 pitada de sal
Creme
1 xícara de leite
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
9 gemas
Caramelo
3/4 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de água
Para polvilhar
1/3 xícara de amêndoas em fatias sem pele torradas
MODO DE PREPARO:
Farofa de amêndoas

Cozinhe o açúcar e a água, em fogo baixo, até obter uma calda. Junte as amêndoas, deixe escurecer e espalhe numa superfície untada com manteiga. Quando estiver frio, quebre e passe no processador. Reserve.
Merengue
Aqueça o forno em temperatura baixa. Unte as formas (10 forminhas refratárias com capacidade para 1/2 xícara) e polvilhe com açúcar. Na batedeira, bata as claras e o sal. Adicione o açúcar e bata até obter picos firmes. Junte seis colheres da farinha de amêndoas emisture. Encha três quartos de cada forminha. Asse em banho-maria por 20 minutos.
Creme
Bata as gemas com o açúcar. Junte o leite, batendo, e leve ao fogo baixo, mexendo, até engrossar. Cuidado para não ferver! Tire do fogo e misture a baunilha. Levar à refrigeração.
Caramelo
Cozinhe o açúcar e a água em fogo alto, mexendo, até ganhar cor acastanhada.
Finalização

Desinforme os merengues num prato fundo. Acrescente o creme, regue com o caramelo e polvilhe as amêndoas por cima.
Obs: Exige preparo antecipado. O restante da farofa pode ser guardada em recipiente fechado. Ela dura dois meses e pode acompanhar sorvetes ou saladas de frutas.
DICA: Podemos variar um pouco, adicionando cointreau e/ou raspas de laranja no preparo do creme.


Um comentário:

  1. Adorei sua receita de Ovos Nevados
    obrigada
    Geanine Faceira-São Vicente SP

    ResponderExcluir