segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Spaghetti alla Putanesca



Este molho recebe este nome pois conta a lenda que, certa vez, em uma cidade portuária na Itália, atracou um navio cheio de marinheiros famintos e há muitos meses no mar. Eles desembarcaram e foram direto a um bordel próximo. Dizem que a cozinheira preparou uma massa com os ingredientes mais marcantes que tinha pois acreditava que ficaria afrodisíaco o prato. Ela usou: azeitonas pretas; alcaparras; anchovas; pimentas e ervas frescas para saborizar sua base que foi o molho de tomate.
SPAGHETTI ALLA PUTANESCA
INGREDIENTES: (02 porções)
220g de spaghetti
25ml de azeite
2 conchas de molho de tomate (ver receitas mês de maio)
6 filés de aliche (ou sardinhas anchovadas)
14 azeitonas pretas costadas em tirinhas
2 colheres de alcaparras
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de café de chá de alho picado
Salsinha piacada
Pimenta calabresa a gosto
Folhas de manjericão a gosto
Sal ( se necessário)
MODO DE PREPARO:
Colocar a massa para cozinhar em água fervente com sal. Enquanto isso, aqueça o azeite e doure o aliche que irá se desmanchar. Acrescente a cebola e o alho, as azeitonas, as alcaparras e a pimenta calabresa. Agregue o molho de tomate e dexie cozinhando em fogo baixo. Verifique o sal e corrija, se necessário. Normalmente não precisa, pois o aliche, juntamente com as azeitonas e alcaparras já são salgadas o suficiente para salgar o molho.
Escorra a massa e coloque dentro da mesma panela com o molho. Salpique a salsinha, mexa delicadamente e emprate colocando folhas de manjericão a gosto.
DICA: Pode-se colocar mais filés de aliche inteiros no final da preparação, potencializando assim seu sabor, a depender do gosto da cada um.

Um comentário:

  1. hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.adorei.parabens.

    ResponderExcluir